Princesinha do Mar

A praia mais famosa do Brasil e sua história...


Fonte: http://www.marcillio.com/rio/encopaca.html#his

Copacabana, que já teve como nome Sacopenapã que significava "caminho dos socós" pássaros que habitavam a região, é hoje a mais famosa praia do Brasil, conhecida no mundo inteiro. No entanto seu nome tem origem de fora do Brasil, no Vice-Reino do Peru, próximo do Lago Titicaca, numa região que hoje pertence à Bolívia, onde os espanhóis ergueram uma capela a Nossa Senhora da Candelária, que ficou depois conhecida como Nossa Senhora de Copacabana. Cópias da imagem foram trazidas por "peruleiros", pessoas que faziam o comércio de prata com o Vice-Reino. As cópias inicialmente forma levadas para a Igreja da Misericórdia, atual Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso, mas depois foram transferidas para uma ermida de pescadores fora da barra.

Até que em 1770, Frei Antonio do Desterro, ergueria uma capela para a santa que permaneceu no local até 1918, quando foi demolida e sua área anexada ao Forte de Copacabana.

Até o século XIX, o acesso a Copacabana era feito por duas ladeiras: a do Barroso, atual Ladeira dos Tabajaras e a do Leme; ou através de um longo percurso através da Lagoa Rodrigo de Freitas . O primeiro proprietário de quase todo o Bairro foi Alexandre Wagner, que adquiriu a partir de 1873, três chácaras: a do Boticário; a do Sobral e do Leme; que iam da Ponta do Leme até a atual Siqueira Campos. A sua transformação em Bairro só se deu a partir de 1892, com a chegada dos bondes da Cia Ferro Carril Jardim Botânico e a abertura do Túnel Alaor Prata, o conhecido Túnel Velho, que liga Botafogo a Copacabana, próximo do Cemitério de São João Batista.

Em 1904 foram abertos os Túneis Engenheiro Coelho Cintra e Engenheiro Marques Porto, que ficaram conhecidos como o Túnel Novo, mas a explosão de ocupação do Bairro ocorreu nos anos 30, embora o Copacabana Palace já existisse desde 1922. Copacabana, juntamente com Ipanema e Leblon formam os três bairros nobres da orla da Zona Sul, que tiveram sua infra-estrutura estabelecida antes de serem ocupados. Esta ocupação, mais recentemente se propagou para São Conrado e Barra da Tijuca, com o crescimento da cidade buscando novos espaços.

Copacabana é um bairro considerado tradicionalmente bohêmio desde a ocupação do Leme no final do século XIX até os dias de hoje, onde se encontram diversos bares e restaurantes, numa movimentada vida noturna. Sua beleza natural é tão cativante que sua fama já ganhou o mundo inteiro.

A Rio in Box também faz parte desta história de alegria e beleza, pois desde 2010 possui 2 Lojas próximas a Orla de Copacabana: uma na Avenida N. Sra de Copacabana e outra dentro do Rio Othon Palace Hotel. Lá o turista pode adquirir miniaturas da estátua do Cristo (inclusive em Pedra-Sabão que é o material original de revestimento da estátua), do pão de açúcar, além de peças de artesanato, camisetas, bolsas e diversos presentes com imagens da beleza de Copacabana e com o desenho do Calçadão.

Venha visitar a Praia de Copacabana e conheça as Lojas Rio in Box do Bairro!

Voltar à página inicial